A pergunta que eu vou responder hoje é sobre uma segunda cirurgia de blefaroplastia. O paciente quer saber uma vez que já operou as pálpebras se pode operar uma segunda vez, e a resposta é sim.
É possível fazer uma segunda cirurgia, mas nós temos que diferenciar duas situações: a primeira delas, uma cirurgia bem sucedida das pálpebras e que de 10 a 15 anos depois o paciente quer fazer uma segunda cirurgia para tirar um pouquinho mais de pele da região ou até um pouquinho mais de bolsas de gordura.
Neste caso sim, uma segunda cirurgia pode ser feita com segurança, sem problemas. Agora, quando o paciente faz uma cirurgia de blefaroplastia, não está satisfeito com o resultado ou eventualmente teve algum problema, nós não devemos reoperar este paciente antes de 45, 60 dias, o ideal são três meses, porque aí já desinchou bastante a região e nós temos condições de entender como é que ficou aquela estrutura palpebral e o que precisa ser feito para melhorar.
Sempre que uma cirurgia de retoque é necessária, é de fundamental importância, procurarmos um profissional especialista na área.