11 97222-6161 - 21 99569-6161 - 41 99237-6161

Saiba Mais

O que é Blefaroplastia?

Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras superiores e inferiores. Seu objetivo é retirar o excesso de pele e bolsas de gordura, reduzindo as rugas nesta região e deixando o olhar mais jovem! 

Em alguns casos, para obter melhores resultados, o Dr. Rogério Leal pode sugerir a associação da cirurgia com outros procedimentos como elevação das sobrancelhas, peelings químicos, laser, preenchimentos com ácido hialurônico, gordura do próprio paciente ou Transposição de Gordura.

Indicação da Blefaroplastia

Em sua maioria, o procedimento é realizado para fins estéticos. Não existe uma idade ideal para a realização deste cirurgia, o que existe é a oportunidade correta! Em nossa clínica já foram realizadas cirurgias de blefaroplastia em pacientes desde os 19 até 93 anos de idade.

Preparo para a Blefaroplastia

O paciente deve fazer JEJUM POR 8:00 horas e levar ao hospital todos os exames (pré operatórios) solicitados pelo Dr. Rogério Leal. De maneira geral, a Anestesia selecionada pode ser Local com sedação, ou Geral. O Dr. Rogério Leal orientará a melhor indicação para o seu caso.

No dia da cirurgia os pacientes devem se apresentar na recepção do Hospital, com a presença de um acompanhante e munidos de documento de identidade (RG), (CPF), (CARTÃO DE CRÉDITO) e exames pré operatórios para a realização do internamento cirúrgico ambulatorial (sem a necessidade de pernoite).

Não esqueça de vestir roupas amplas, confortáveis e de fácil manuseio. No dia da cirurgia, ao acordar, é importante lavar a face, REMOVER TOTALMENTE O RÍMEL, DELINEADOR, BATOM e CÍLIOS POSTIÇOS! Se necessário, deve removê-los com demaquilante na noite anterior à cirurgia. REFORÇANDO: No dia da cirurgia, está proibido o use de “lápis delineador”, “rímel”, “base”, “corretivos”, “filtro solar”,“batom” e etc... 

Outro item importante é: RETIRAR ANÉIS, JÓIAS, SEMI-JÓIAS e, principalmente ALIANÇAS e PIERCINGS!

LEMBRE-SE: No dia da cirurgia, NÃO levar ao hospital, em "hipótese alguma", nenhum tipo de jóia e/ou bijuteria (incluindo anéis e alianças), ou “quaisquer objetos de alto valor”.

HIGIENE DAS PÁLPEBRAS E DOS OLHOS: As pálpebras não devem ser muito manipuladas. A higiene das pálpebras deve ser realizada apenas com cotonetes, gases ou algodão molhado com Soro fisiológico. A higiene da face deve ser feita com lenços umedecidos; ex: ASEPXIA, evitando a região das pálpebras. Não deve haver contato da região operada com água e sabonete ou shampoo, pois ambos podem causar irritação nos olhos!

LEMBRE-SE: Remover Unhas postiças, cílios postiços, piercings e não utilizar lentes de contato.

A cirurgia é realizada em aproximadamente 2 horas e o tempo de observação após a mesma é de 2 a 3 horas. Após este período, o paciente será liberado para casa OBRIGATORIAMENTE com um acompanhante.

Todos os medicamentos prescritos e as orientações pré e pós operatórias são transmitidos, ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE, pelo Dr. Rogério Leal e sua equipe.

Suspender as Estatinas (medicamentos para redução do colesterol) 7 dias antes da cirurgia.

Suspender anticoagulantes (Warfarin, Dabigatrana, Rivaroxabana, Apixabana) 5 dias antes da cirurgia. Solicitar autorização e orientação expressa pelo cardiologista.

Suspender antiagregantes plaquetários (ex.: AAS, ticlopidina, clopidogrel, ticavrelor, cilostazol, Vitamina E) 7 dias antes da cirurgia. Solicitar autorização e orientação expressa pelo cardiologista.

Suspender os seguintes fitoterápicos 7 dias antes da cirurgia: Arnica, boldo, Camomila, Valeriana, castanha da Índia, gengibre, salsa, tamarindo, alho, ginkgo biloba, resveratrol e Salgueiro.

Suspender os seguintes medicamentos: antidepressivos tricíclicos (amitriptilina) 3 dias antes. Fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopran, escitalopran 10 dias antes. Sibutramina, anfepramona, femproporex e manzidol por 15 dias.

Suspender Hipoglicemiante oral (ex.: glifage) no dia da cirurgia.

Para diabéticos insulino-dependentes a Insulina NPH: a dose, no dia da cirurgia, deve ser personalizada.

Medicamentos para Tireoide podem ser suspensos no dia da cirurgia.

Hormônios, estrogênios (TRH e Anticoncepcionais) devem ser suspensos 30 dias antes da cirurgia.

Após a realização da cirurgia, o Dr. Rogério e sua equipe estarão disponíveis através dos telefones (11) 97222-6161, (21) 99569-6161 (41) 99237-6161, (41) 99286-1592, (41) 3010-6161, (41) 99991-2988 e do grupo de WhatsApp previamente formado no dia da confirmação da cirurgia

Procedimento da Blefaroplastia

O cirurgião faz incisões com o bisturi nas áreas delimitadas por marcação prévia, a fim de retirar o excesso de pele, gordura e, eventualmente, músculo daquela região. Em seguida, todos os vasos sanguíneos são avaliados e cauterizados para que não ocorram sangramentos. A cirurgia é finalizada com a sutura (pontos) utilizados para fechar a pele. O tempo cirúrgico pode variar desde 1 (uma) até 4 (quatro) horas, dependendo da complexidade do caso e dos procedimentos auxiliares indicados. O Dr. Rogério Leal explica, durante a consulta, todas as variações da técnica que devem ser aplicadas a cada caso!

Pós-Operatório da Blefaroplastia

COMPRESSAS FRIAS: 
Assim que a cirurgia é finalizada, o paciente inicia as compressas frias já na sala de cirurgia. No primeiro e no segundo dia após a cirurgia, o paciente deve realizar compressas frias (com gazes úmidas em soro fisiológico frio ou bolsas de gelo), por 15 a 20 minutos a cada 1 hora.
No terceiro e quarto dias, aumentamos o intervalo entre as compressas para 2 horas, e no quinto e sexto dias, para intervalos ainda maiores; de 3 horas.

HIGIENE DAS PÁLPEBRAS E DOS OLHOS: As pálpebras não devem ser muito manipuladas. A higiene das pálpebras deve ser realizada apenas com cotonetes, gazes ou algodão molhado com Soro fisiológico. A higiene da face deve ser feita com lenços umedecidos; ex: ASEPXIA, evitando a região das pálpebras. Não deve haver contato da região operada com água e sabonete ou shampoo, pois ambos podem causar irritação nos olhos.

USO DE FILTRO SOLAR:.
O uso de filtro solar estará liberado 1 semana após a realização da cirurgia, quando também é liberada a higiene da face com sabonete líquido; ex: CETAPHIL.

RETIRADA DE PONTOS:
Os pontos serão retirados pelo Dr. Rogério e equipe entre o quinto e sétimo dias após a cirurgia.

QUANDO e COMO LAVAR OS CABELOS: Lavar o cabelo somente à partir do quinto dia após a cirurgia. Atenção: sentar numa cadeira, com a cabeça inclinada para trás (Como se estivesse no salão de beleza). Não pode escorrer água com shampoo em cima do rosto (pra não molhar as pálpebras). Isto poderia irritar os olhos e umidecer a cicatriz. Não queremos isso! É proibido molhar a cicatriz das pálpebras com água e shampoo!!!l

DRENAGEM LINFÁTICA FACIAL:
É importantíssimo realizar as DRENAGENS LINFÁTICAS FACIAIS. Porém, o “Dr. Rogério” orientará o momento certo para iniciá-las caso a caso! O agendamento das drenagens deve ser feito com antecedência e, PREFERENCIALMENTE, com profissionais indicados ou pertencentes à equipe do Dr. Rogério.

PEQUENOS PONTOS DE SANGRAMENTO: Nos 3 ou 4 primeiros dias, alguns pequenos pontos de sangramento podem ocorrer ao longo do corte (ferida operatória). Não se assuste, isso é normal e não deve causar alarde.

USO DE POMADA ANTIBIÓTICO:
Será prescrita uma pomada oftalmológica com antibiótico (REGENCEL) para ser utilizada DENTRO DOS OLHOS nas primeiras 3 ou 4  noites após a cirurgia. O Dr. Rogério orientará a maneira correta para usá-la.

USO DE ANALGÉSICOS:
Não deve haver dor no período pós operatório. Pode haver um leve desconforto no canto externo dos olhos. Para tanto, está prescrito o medicamento NOVALGINA 1g. 

SOBRE INCHAÇO NAS PÁLPEBRAS:
É absolutamente normal o inchaço Palpebral no período pós operatório (O INCHAÇO É MAIOR ENTRE O SEGUNDO E QUARTO DIAS), bem como a formação de algumas equimoses (manchas avermelhadas) na pele. Quanto mais clara for a pele do paciente, mais visíveis serão as manchas avermelhadas. Para o clareamento desses locais, usaremos medicamentos como Arnica ou Traumeel, Transamin, hirudoid ou ainda outros medicamentos. REPETINDO: Esses fenômenos são normais, serão tratados adequadamente pelo Dr. Rogério e sua equipe, e não devem ser motivo de sofrimento ou arrependimento!

LEMBRANDO:
Qualquer medicamento ou agente que promova vasodilatação deve ser evitado nos primeiros 7 dias após a cirurgia (ex.: Calor, exposição solar, agitação, trabalhar em ambiente aquecido e etc...)

SOBRE ALIMENTAÇÃO:
O paciente deve seguir a orientação dietética fornecida pelo Dr. Rogério e sua equipe para otimizar o processo cicatricial (ex.: reduzir sal, não consumir bebidas alcoólicas, beber chás diuréticos como chá Verde, Hibisco e Cavalinha), salvo em casos de contra-indicação específica. LEMBRAR: A Orientação Dietética foi apresentada durante a primeira consulta. Se você não possui a mesma, solicite uma cópia para a equipe do Dr. Rogério.

RETORNO AO TRABALHO:
O retorno ao trabalho é autorizado após 7 (sete) dias, salvo situações específicas.

USO DE MAQUIAGEM:
O uso de maquiagem é autorizado após 10 (dez) dias, salvo situações específicas.

ATIVIDADES FÍSICAS:
A prática de atividades esportivas é autorizada após 15 (quinze) dias, salvo situações específicas.

Anexo 1: Na cirurgia de blefaroplastia, os materiais, a técnica e a anestesia evoluíram muito nos últimos anos. Mas, ainda assim, trata-se de uma cirurgia! Haverá inchaço das pálpebras e algum desconforto local, além da formação de alguns hematomas. Por tudo isso, vale lembrar: cada organismo possui particularidades em relação à recuperação, sendo necessário repouso (conforme indicado) e paciência nos primeiros dias do período pós operatório.

*IMPORTANTÍSSIMO: 
Sua satisfação é o nosso maior objetivo. Nossa equipe estará à sua disposição sempre que necessário! Durante o período de recuperação, ninguém está mais capacitado do que o Dr. Rogério e sua equipe para fornecer as orientações corretas e sanar eventuais dúvidas

Contraindicação da Blefaroplastia

A Cirurgia é contraindicado em pacientes com queda de supercílio, pois nota-se um aumento do problema após a retirada do excesso de pele das pálpebras. Nesses casos, a realização do Lifting de Sobrancelhas é indicada em primeiro lugar, para que seja feito o reposicionamento do supercílio e, em seguida, na mesma cirurgia, seja feita a blefaroplastia.
O candidato à cirurgia deve ter condições clínicas estáveis atestadas por um médico clínico, cardiologista ou anestesista. Antes da cirurgia, o paciente deve apresentar a um destes médicos, a lista completa de exames pré-operatórios contendo os resultados do Hemograma, Coagulograma, Glicemia de jejum, sódio, potássio, uréia e creatinina, além do Raio-x de Tórax (PA e PERFIL) e E.C.G (Eletrocardiograma).
Cuidados especiais devem ser tomados em relação a pacientes Hipertensos, Cardiopatas e Diabéticos.
Fumantes devem suspender o tabagismo conforme a orientação médica, pois o risco de complicações como dificuldade de cicatrização e escurecimento das cicatrizes é maior do que em outros pacientes.

Dúvidas Frequentes sobre a Blefaroplastia

Posso usar maquiagem?
A maquiagem deve ser totalmente retirada 24 horas antes da cirurgia, com uso caprichoso de demaquilante apropriado é só deve ser retomada 2 semanas após a realização da cirurgia.

Vou sentir alguma dor durante a blefaroplastia?
Não haverá nenhum tipo de dor. Ao final do procedimento, o paciente é mantido em repouso, medicado com analgésicos e compressas frias. Antes da alta, é aplicado mais uma dose de analgésico para garantir conforto ao paciente.

Quanto tempo após a cirurgia eu posso voltar para casa?
Em nossa rotina, deixamos o paciente confortavelmente acomodado em uma Suíte e medicado pelo período de 6 a 12 horas. A equipe de enfermagem está treinada para atender prontamente qualquer necessidade.

O que acontece após o procedimento?
Você será levado para uma sala de recuperação pelo período de 30 a 45 minutos. Serão feitas compressas frias sobre as pálpebras para melhorar a hemostasia (evitar sangramentos) e reduzir o edema (inchaço) de imediato. Depois disso, será levado para a sua suíte particular onde receberá os cuidados da enfermagem e aguardará a visita do Dr. Rogério Leal / equipe, quando serão revisadas todas as orientações e cuidados pós-operatórios antes de sua alta.

Vou ficar com alguma cicatriz?
A pele das pálpebras é bastante fina e delicada, contribuindo para uma boa cicatrização. O posicionamento correto dos cortes faz com que a cicatriz seja discreta e de difícil percepção, sendo facilmente escondida nas dobras da pele (pálpebra superior) ou sob os cílios (pálpebra inferior). A melhor notícia é que não se formam quelóides nessa região.

Quando posso voltar ao trabalho?
O retorno ao trabalho é autorizado em torno de 1 semana. Alguns casos especiais são autorizados para trabalhar em “Home Office” à partir de 4 dias.

Quando posso fazer exercícios físicos?
As atividades físicas estão liberadas à partir de 2 semanas.

Posso dirigir logo após a cirurgia?
Não é recomendado! Após a cirurgia, o inchaço local e o uso de pomada oftalmológica diminuem a nitidez visual. Dirigir automóvel é liberado em aproximadamente 1 semana.

Quando posso tingir os cabelos?
É preciso evitar que substâncias químicas entrem em contato com seus olhos, por isso, não pinte o cabelo antes de 15 dias.

Quais outros cuidados devo tomar?
Adicionar:
O uso de lentes de contato é liberado à partir de 1 semana

Agendamentos

Somos uma Clínica Particular, não atendemos
Convênios ou Planos de Saúde.

Os valores de Cirurgias e/ou Procedimentos serão
orçados SOMENTE após a consulta médica.
A central de agendamentos não possui informações sobre valores.

Valor da consulta: R$ 550,00